As pautas prioritárias para os conselhos em 2022

Leila Loria, presidente do conselho do IBGC, esteve presente na primeira reunião do Nexo do ano.

              

Leila Loria, presidente do Conselho de Administração do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), foi a convidada especial da primeira reunião mensal do ano do Nexo Governança Corporativa. O grupo, formado por fundadores e sucessores de empresas familiares gaúchas, prestigiou a fala de Leila, que abordou as pautas prioritárias para as reuniões de conselho em 2022.

 

               A conselheira, que também atua nos boards de empresas como JBS e Copel, evidenciou o foco no ESG, sigla que traz as questões ambientais, sociais e de governança para as companhias. Em seguida, ela pontuou a relevância da gestão de talentos, diversidade e inclusão e o trabalho de sucessão, inclusive de CEOs. “A pandemia foi um super teste para os CEOs e como eles lidaram com os desafios”, avalia Leila.

 

               Outra pauta contemporânea que é prioritária em conselhos, em sua visão, é a gestão de riscos, somando aí o risco reputacional. Hoje, segundo ela, basta um post em rede social para arranhar a reputação de uma empresa. “A transparência sempre foi um valor de governança, e hoje ela é imperativa”, complementa. O conselho, segundo Leila Loria, precisa olhar o longo prazo e o futuro das organizações, atuando nas questões estratégicas e em cooperação com a gestão como um todo.

 

               A primeira reunião mensal do Nexo de 2022 aconteceu no dia 17 de março em ambiente online. O grupo, que trabalha para desmistificar a governança e suas ferramentas, é mantido pelos patrocinadores de Charneski Advogados, BR Supply Suprimentos Corporativos, Privatto Multi Family Office e IMED.         


Curta e compartilhe:

Comenta aí, o que você achou desse conteúdo?

Confira também:

“Tenho paixão pela companhia”

8° Encontro de Empreendedorismo

A adoção de boas práticas de Governança para incentivo ao desenvolvimento de empresas familiares centenárias.