Presença do Nexo em seminário do IBGC

No dia 11 de agosto, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa realizou o seminário Governança na prática: líderes e casos reais, no Teatro Unisinos em Porto Alegre, promovendo trocas de conhecimentos sobre as melhores práticas, estruturas e documentos de governança, atuação em conselhos, aspectos ESG e transformação digital, conjugando palestras com profissionais relevantes do mercado, de perfis diversos, com debate de cases e integração.

 

Miguel Vieira, Cristina Pacheco e Juliano Hennemann, diretores do Nexo, prestigiaram o evento presencial. Um dos destaques foi a palestra de André Schmitt, membro-fundador do Nexo, CFO da Box Print, de Campo Bom, que falou no painel “Negócios de Impacto” sobre o case de sustentabilidade da companhia e a jornada até ser certificada como uma B Corp, uma organização que integra o exigente sistema B, que coloca a empresa em elevado patamar de eficiência no quesito ambiental.

 

A primeira palestra da programação foi de Sandra Guerra, co-fundadora do IBGC e ex-presidente do CA e autora do best seller “Caixa Preta da Governança”. Sandra discorreu sobre Tendências em Governança, com moderação de Gabriela Baugart, atual presidente do Conselho do IBGC.

A agenda seguiu com um painel sobre Diversidade e Inclusão nos Conselhos e logo após, sobre jornadas de empresas familiares, inclusive na preparação para abrir capital. A pauta do seminário, voltada ao futuro e à preparação das empresas para os rápidos desafios atuais, trouxe um painel com projeções e cenários do Conselho do futuro e uma palestra com a autora Martha Gabriel sobre transformação digital e as repercussões não só nos conselhos, como também nas companhias e na sociedade.

O evento também abordou empresas multifamiliares e o atravessamento das gerações, com processos sucessórios e acordos de sócios, e finalizou com a palestra “Conselhos: a vida como ela é”, com José Galló, presidente do Conselho de Administração das Lojas Renner e conselheiro da Ultrapar. A diretora de vocalização e influência do IBGC, Valéria Caffé, finalizou o evento ressaltando a importância da reunião dos três estados do Sul do Brasil no seminário que abrangeu muitas facetas da governança em um dia todo dedicado a aprendizados e reflexões.

 

 

Sobre o Nexo:

 

O Nexo Governança Corporativa é uma associação criada em 2020 com foco nas boas práticas da governança familiar e corporativa para famílias empresárias. Com o propósito de informar, capacitar e conectar famílias empresárias, o grupo atua no debate de ideias com nomes relevantes do mercado e integração entre os membros do grupo. As atividades principais são as reuniões mensais, a cada edição com uma pauta relevante e instigante, e a produção do podcast NexoCast, que já conta com 42 episódios no ar, nas plataformas digitais, feito em parceria com a Rádio União. O programa, que busca desmistificar a governança e suas ferramentas, já recebeu em dois anos nomes como Luiza Helena Trajano, Jorge Gerdau Johannpeter, William Ling, Nelson Sirotsky, Antônio Kandir, Pedro Bartelle, Leandro Melnick, Sônia Hess, Chieko Aoki, José Galló, entre muitos outros.


Curta e compartilhe:

Comenta aí, o que você achou desse conteúdo?

Confira também:

“Tenho paixão pela companhia”

8° Encontro de Empreendedorismo

A adoção de boas práticas de Governança para incentivo ao desenvolvimento de empresas familiares centenárias.