Na pauta, gestão de patrimônio

Nexo recebeu evento sobre sucessão e gestão patrimonial com Eduardo Cairoli e Heron Charneski

Na noite de quinta-feira, dia 8 de setembro, o ambiente virtual do Nexo hospedou duas autoridades em planejamento e gestão patrimonial para falar às famílias empresárias: Eduardo Tellechea Cairoli, da Privatto Multifamily Office, e Heron Charneski, da Charneski Advogados.

A partir da vivência familiar, à frente do Grupo Ipiranga e sua venda, Cairoli trouxe a perspectiva da gestão do patrimônio e seu legado social, não mais atrelada à companhia, mas de grande importância para acionistas e herdeiros, no entendimento da melhor utilização de recursos e como lidar com a liquidez. “Existe um processo na transformação para criar a cultura de investidor e a mentalidade de acionista”, pondera Cairoli. Depois de instalado o mindset, o trabalho passa a ser de manutenção. Em sua explanação, Cairoli demonstrou opções de veículos de investimentos e suas diferenças em relação à taxação, liquidez, custos e possibilidades de transferências.

Já Heron Charneski apresentou propostas de boas práticas para o planejamento tributário e patrimonial. A partir de situações ilustrativas, ele apresentou hipóteses para demonstrar as possibilidades de transferência de bens, planejamentos e sucessão do patrimônio. “Existem dois sistemas de tributação: um para os informados e outro para os desinformados”, disse Charneski, citando célebre frase do ex-juiz americano Learned Hand.

Nesse sentido, Heron trouxe luz às questões que envolvem a tributação sobre os bens e transferências, a fim de abordar diferentes tipos de investimentos e patrimônios e as formas de planejar a sucessão e perpetuidade dos recursos, incluindo heranças e doações, fundos de investimentos e holdings, até investimentos financeiros no exterior.

O evento será transformado em episódio do NexoCast, o podcast que o Nexo produz em parceria técnica com a Rádio União FM e distribui nas principais plataformas de áudio. O Nexo é uma associação que discute e dissemina as boas práticas de Governança Corporativa e tem como patrocinadores BR Supply, Atitus Educação, Charneski Advogados e Privatto Multi Family Office.


Curta e compartilhe:

Comenta aí, o que você achou desse conteúdo?

Confira também:

“Tenho paixão pela companhia”

8° Encontro de Empreendedorismo

A adoção de boas práticas de Governança para incentivo ao desenvolvimento de empresas familiares centenárias.