Otelmo Drebes e a Lebes rumo aos 100 anos

A reunião do Nexo desta quinta-feira, dia 15 de setembro, recebeu o presidente das Lojas Lebes, Otelmo Drebes. A rede tem 66 anos, uma forte atuação nos estados do Sul do Brasil com mais de 300 lojas e acima de 3.000 empregos gerados. Hoje engloba holdings, financeira, varejo nos setores de eletros e móveis, moda, fábrica de confecções, empresa no ramo de logística e ecossistema.

Um dos pontos centrais da fala de Drebes foi sobre os desafios e dinâmicas da empresa familiar. Segundo ele, a formação do sucessor deve começar na infância e exemplifica: seu pai semeou o gosto pelo negócio ao não trazer reclamações e problemas pra casa, e sim compartilhar os sucessos e informações positivas. “De tanto escutar reclamações, os filhos vão querer fazer qualquer coisa que não seja entrar no ramo da família. Eu não me queixo dos problemas com quem não pode me ajudar a resolver”, diz o executivo.

Na trajetória da companhia, o divisor de águas foi a formalização do pacto societário familiar empresarial, um acordo entre os sócios que registrou os combinados e estipulou regramentos para questões desde às simples até as mais complexas. Foram dois anos de reuniões intensas e difíceis, segundo ele, mas fundamentais. “Este acordo deve ser feito quando a empresa estiver bem, quando os sócios estão se dando bem. Recomendo fortemente.”

A reunião, que será transformada em conteúdo para o podcast NexoCast, falou ainda sobre legado e cultura da empresa, sucessão e seus critérios, papel do conselho, transformações de mercado e planejamento para o futuro. A empresa, com 66 anos hoje, pretende seguir até os 100 anos. E o atual presidente revela que projeta chegar aos 100 anos junto para acompanhar essa história.


Curta e compartilhe:

Comenta aí, o que você achou desse conteúdo?

Confira também:

“Tenho paixão pela companhia”

8° Encontro de Empreendedorismo

A adoção de boas práticas de Governança para incentivo ao desenvolvimento de empresas familiares centenárias.