A inovação na pauta das empresas e dos conselhos

Consultor e conselheiro Maximiliano Carlomagno foi o convidado da reunião mensal de junho do Nexo Governança Corporativa.

 

 

“Fazer algo novo nos coloca em situação de incerteza”, aponta Maximiliano Carlomagno, consultor da Innoscience, autor do caderno de inovação nos conselhos do IBGC, convidado do Nexo na tarde desta quinta-feira, na reunião mensal do grupo. A palestra aos integrantes da associação foi dividida em sprints de pauta que abordaram as diversas questões da inovação, como as perspectivas de desempenho, linguagem, ecossistemas, motivações e cultura de inovação.

 

               A inovação ainda tem baixo desempenho de sucesso nas empresas, segundo Maximiliano, e os conselhos têm papel fundamental de cobrar coerência no discurso das empresas. Se não houver um alinhamento claro do que significa a inovação, o processo não avança.

 

Inovar implica em correr risco e o erro faz parte do processo. No entanto, dizer que “errar é bom” pode ser uma orientação perigosa. Maximiliano identifica três tipos de erros: o erro evitável em operação previsível, com nenhum ganho para a empresa; o erro imprevisível em sistema complexo, que pode acontecer, mas também não contribui (e deve ser identificado e mitigado o mais rápido possível) e o erro oportuno em momento de inovação, esse é o erro bom.

 

               Empresas familiares, consideradas conservadoras, podem ter pontos positivos para a inovação, que são foco estreito em menor volume de projetos, foco no longo prazo e envolvimento dos fundadores e acionistas nos projetos, com maior comprometimento da controladoria das empresas. Max pontua que a inovação depende da ambição de quem controla a empresa, e ela pode ser uma necessidade ou opção, uma vontade para empresas que estão em posições confortáveis de mercado e que querem deixar um legado.

 

               O convidado, que tem larga experiência em processos de inovação em grandes empresas, destaca a importância do tema e o espaço que ele deve ganhar nas empresas, tanto em tempo como recursos. “Ninguém faz nada incrível sozinho no tempo que sobra”, pontua.

 

               O Nexo foi formado há um ano e meio com o propósito de discutir pautas de governança, empreendedorismo e inovação e atua para informar, capacitar e conectar famílias empresárias.

 

               Esta reunião será adaptada para um episódio do nosso podcast que será disponibilizado em breve. Informações sobre o Nexo, seus conteúdos e governança estão no site nexogc.com.br, assim como os episódios do podcast NexoCast, programa quinzenal feito com parceria técnica da Rádio União FM. Os patrocinadores master do Nexo são Charneski Advogados, Privatto Investimentos e BR Supply – Suprimentos Corporativos.


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