A indicação desta vez para a nossa biblioteca parte da diretora de comunicação do Nexo, Cristina Pacheco. Logo no prólogo do livro “Pense de novo: o poder de saber o que você não sabe”, o autor Adam Grant defende que no mundo turbulento em que vivemos, em que tradicionalmente a capacidade de pensar e aprender é tida como a mais importante, existe outro conjunto de habilidades cognitivas que podem ser ainda mais fundamentais: a capacidade de repensar e desaprender.
Repensar e desaprender exige algum esforço, humildade e também exige encarar o fato que o mundo é imprevisível. “Somos forçados a admitir que os fatos podem ter mudado, que algo que antes era correto pode ser errado agora. Repensar algo em que acreditamos piamente é uma ameaça à nossa identidade, nos dá a sensação de que estamos perdendo parte de nós”, argumenta Grant.
Vivemos na sociedade polarizada, convivemos com convicções divergentes e inflamadas, mas ao mesmo tempo nos deparamos com uma era de lifelong learning, onde são questionados conceitos e ensinamentos cristalizados, dando lugar a uma mentalidade questionadora, aberta e disposta a absorver novas ideias e teorias.
No livro, o autor convida a abandonarmos conceitos e opiniões que não nos ajudam mais, e possamos aprender a ancorar nossa identidade na flexibilidade, e não na consistência. Com ideias ousadas e evidências rigorosas, Grant investiga como abraçar a alegria de estar errado, trazer nuances para conversas difíceis e incentivar o aprendizado contínuo.
Adam Grant é professor e psicólogo organizacional. Tem bacharelado pela Universidade de Harvard e ph.D pela Universidade de Michigan. É considerado um dos estudiosos mais influentes do mundo na área de recursos humanos da atualidade. No Spotify, ele publica o podcast “Re:thinking with Adam Grant”.
Curta e compartilhe:
Comenta aí, o que você achou desse conteúdo?
Confira também:
12 Homens e uma Sentença
21 lições para o século 21
A Caixa Preta da Governança