"O Arroz de Palma", livro de Francisco de Azevedo, é a recomendação de Vicky Bloch, que fala sobre a obra no episódio 11 do nosso podcast NexoCast. Aqui, o comentário de Vicky sobre o livro:
"O Arroz de Palma fala de passagem de valores de uma geração para a outra. É uma história muito linda, e quem não leu tem que ler! Ele vale para qualquer família empresária ou qualquer um de nós que tem família. Estamos precisando ler coisas que nos estimulem a alma. Toda vez que a gente passa por um processo que a humanidade passou, com momentos muito turbulentos, de questões culturais, acho importante a coisa do amor, de encher a alma, e voltar a entender que a gente, enquanto ser humano é capaz de recompor as coisas, é capaz de recompor relações, recompor grupos, uma obrigação cidadã que a gente tem."
A história usa como fio condutor o arroz jogado no casamento dos patriarcas, quando a trama tem início, no dia 11 de julho de 1908, em Viana do Castelo, Norte de Portugal, no casamento de José Custódio e Maria Romana. Terminada a cerimônia, o arroz que desaba sobre os noivos é torrencial, chuva branca que não para. O cortejo segue em festa pelo vilarejo, mas a romântica Palma permanece ali, feliz com todo aquele arroz espalhado pelo adro da igreja. Muito pobre, ela havia decidido, com entusiasmo, que aquele seria o seu presente de casamento para o irmão e a cunhada. Infelizmente, o arroz, dado com tanto amor, resulta na primeira briga do casal. A partir daí, por quatro gerações, todas as disputas, os conflitos, os dramas e as alegrias da família giram em torno do arroz.
O texto “Família é prato difícil de preparar”, extraído do primeiro capítulo do livro, começou a circular de forma espontânea pelas redes sociais e transformou o livro em um fenômeno do boca a boca – prova, talvez, de que família é mesmo prato de complicadíssima elaboração e que, como diz o velho cozinheiro Antonio, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, temos de experimentar e comer.
Essa resenha é da Amazon, onde você pode encontrar o livro, nesse link.
E para escutar todo o excelente episódio 11 do NexoCast, com Vicky Bloch, é só clicar aqui nesse link.
Curta e compartilhe:
Comenta aí, o que você achou desse conteúdo?
Confira também:
12 Homens e uma Sentença
21 lições para o século 21
A Caixa Preta da Governança