Antifrágil

"Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos", de Nassim Nicholas Taleb, é a sugestão de leitura do CEO da Vulcabras Azaleia, Pedro Bartelle, que ele compartilha com o Nexo no episódio 15 do NexoCast. "É um livro que faz a gente pensar muito a respeito de não se acomodar, sempre estar se testando, e que as coisas que às vezes vêm não muito redondas te ensinam muito. O livro é muito completo, tanto para aplicar na empresa, na própria vida, é muito bom. Até para criação dos filhos também", recomenda Bartelle.

 

Do mesmo autor de "A lógica do Cisne Negro", Taleb naquela ocasião demonstrou que acontecimentos altamente improváveis e imprevisíveis dominam a nossa existência. Em "Antifrágil", ele confere um novo conceito à incerteza, tornando-a desejável e até mesmo necessária. Assim como ficamos fisicamente mais fortes quando submetidos à tensão, muitas coisas se beneficiam do estresse, da desordem e da volatilidade.

 

O que Taleb identificou e chama de antifrágil não só tira proveito do caos, como precisa dele para sobreviver e florescer. O antifrágil está além do resiliente e do robusto. Estes resistem a choques e permanecem os mesmos; o antifrágil, por sua vez, se torna cada vez melhor. Além disso, ele é imune a erros de previsão e está protegido de eventos adversos. Extremamente ambicioso e multidisciplinar, "Antifrágil" é sobre como se comportar ― e prosperar ― em um mundo cheio de imprevistos. Erudita e espirituosa, a mensagem de Taleb é revolucionária: o que não é antifrágil certamente sucumbirá.

 

Já fizemos a busca pra facilitar tua vida, e o livro está aqui nesse link.

E para escutar todo o podcast NexoCast 15, com Pedro Bartelle, aqui a gente te leva direto pro Spotify.


Curta e compartilhe:

Comenta aí, o que você achou desse conteúdo?

Confira também:

12 Homens e uma Sentença

21 lições para o século 21

A Caixa Preta da Governança