O NexoCast 17 traz a fala de Eduardo Gentil, conselheiro de diversas empresas e integrante do Cambridge Family Group na reunião do Nexo, em 16 de setembro de 2020. O consultor provoca uma reflexão sobre a atuação dos acionistas, que precisam pensar mais como donos, segundo ele parafraseou o também consultor John Davis. “Historicamente”, ponderou Gentil, “acionistas têm atitudes de gestor”.
As atitudes positivas do novo mindset dos acionistas, no caso das empresas familiares, devem aportar às organizações fatores como o desapego e visão de portfólio, a renovação no quadro de líderes, o ganho na perspectiva de visão estratégica e a busca de novas oportunidades para o negócio. O consultor também ressalta a importância de que se proteja a cultura da empresa naqueles aspectos que se acredita ser a chave do sucesso. “Famílias precisam considerar a si mesmas como gestoras de seus ativos e valores, buscando uma missão familiar inspiradora”, avalia Gentil.
Na dica de livro, a sugestão do convidado é “Fooled by Randomness”, de Nassim Nicholas Taleb. No Brasil, a obra tem o título em português “Iludidos pelo Acaso: A influência da sorte nos mercados e na vida”.
O NexoCast é uma produção original de Nexo Governança Corporativa e tem produção da Rádio União FM.