Os diretores do Nexo recebem Nelson Pacheco Sirotsky, ex-presidente do Grupo RBS, membro do conselho de Acionistas e de Administração da companhia, e presidente da Maromar Investimentos. Sirotsky fala da sua trajetória de vida, desde a entrada na RBS até a saída, refletindo sobre seus desafios e ideias sobre a governança corporativa, valores e aprendizado. “Os valores criados pela família em uma empresa familiar são os principais elementos que garantem a sucessão bem-sucedida”, comenta.
Com uma energia contagiante, e de forma sensível, generosa e inteligente, Sirotsky fala sobre a união familiar, as combinações e acordos com os irmãos, a importância do legado e reflete sobre as transformações da vida, o nascimento dos netos, a vontade de registrar sua história até então em livro.
Falando em livro, nosso entrevistado traz várias sugestões neste episódio. Indica “O Barão de Mauá”, de Jorge Caldeira, e também “A Organização”, de Malu Gaspar, ambos livros para compreender o Brasil e os motivos para o país perder tantas oportunidades. Sugere também “A Decodificadora”, de Walter Isaacson, sobre a vida da cientista Jennifer Doudna.
Rodrigo Castro, diretor do Nexo, indica dois títulos também: “1808”, de Laurentino Gomes, completando a bibliografia indicada por Sirotsky sobre o Brasil, e como não poderia faltar, “O Oitavo Dia”, de autoria de Letícia Wierzchowski e Nelson Pacheco Sirotsky.
O NexoCast é um conteúdo original de Nexo Governança Corporativa e tem produção técnica da Rádio União FM e apoio de Charneski Advogados e Ruberloss.