Poucos conselheiros de empresas têm a experiência de Antônio Kandir, que além de sua trajetória no governo, como secretário e ministro de Estado, já atuou em 25 companhias e atualmente participa de conselhos de empresas como Gol e Grupo Vibra. Neste episódio do NexoCast, trazemos os conhecimentos que Kandir compartilhou com o Nexo na reunião mensal de outubro de 2020.
“Hoje, as empresas estão submetidas a ventos de toda ordem e precisam, para sobreviver, da capacidade de adaptação, com agilidade. É preciso entender as mudanças e ter o processo decisório organizado. O conselho é o catalisador do processo de mudança e adaptação”, avalia Kandir.
Diretrizes claras são mais importantes do que regras rígidas, aponta. Nesse sentido, Kandir recomenda sete diretrizes que os conselhos de administração deveriam observar. Manter vigilância sobre o propósito, pensar a estratégia, zelar pela integridade da companhia, garantir que a empresa tenha resiliência e preparo para enfrentar adversidades, manter os membros da empresa com interesse e curiosidade alta, estimular a agilidade da empresa e manter o foco na qualificação da equipe.
Na hora da dica do livro, o convidado recomenda “How to Lead”, de David Rubenstein, uma conversa do autor com principais líderes e CEOs de diversas companhias de alto nível; “A regra é não ter regras”, livro de Reed Hastings, fundador da Netflix; e “A Loja de Tudo – Jeff Bezos e a era da Amazon”, livro com autoria de Brad Stone.
O NexoCast é um conteúdo original de Nexo Governança Corporativa e tem produção técnica da Rádio União FM.