O NexoCast 42 recebe Eugênio Mattar, acionista e presidente do Conselho de Administração da Localiza. Na conversa com os diretores do Nexo Miguel Vieira e Rodrigo de Castro, Eugênio Mattar compartilha um pouco de sua trajetória pessoal e profissional na adoção de boas práticas de governança.
Em sua indicação de conteúdo adicional, ele recomenda o documentário da Netflix “Breaking Boundaries”, com direção de Jon Clay, apresentado por David Attenborough e pelo cientista Johan Rockström. O filme, lançado em 2021, conta como os humanos estão desafiando os limites que mantiveram o planeta Terra estável por 10.000 anos. “É importante para você tomar consciência, e quem me disse pra assistir esse filme foi meu filho, de vinte anos”, comenta Mattar. Para quem quer pensar no social, na filantropia, recomendou a minissérie “Inside Bill’s brain”, que tem título em português “O código Bill Gates”, também disponível na Netflix. “É inspirador”, avalia.
Leitor voraz, que lê um livro por mês, ele deu muitas dicas de livros neste episódio. Um que acabou de ler é “Plataforma: a revolução da estratégia”, de Marshall W. Van Alstyne e outros autores, que aprofundam o estudo sobre o modelo de plataforma de negócios, que usa tecnologia para conectar pessoas, organizações e recursos em um mesmo ecossistema.
Outra recomendação é o livro “As Cartas de Bezos: 14 princípios para crescer como a Amazon”, do autor Steve Anderson, sobre o fundador da Amazon, Jeff Bezos. “Tem também ‘A loja de tudo’ (de Brad Stone), sobre a Amazon, então se puder ler os dois é melhor ainda”, indica nosso convidado.
O livro de Barack Obama, “Terra Prometida”, é considerado por Mattar como uma aula de geopolítica. Já sobre a história do Brasil, “Deus tenha misericórdia dessa nação”, sobre a vida do Eduardo Cunha, mas não é autorizado por ele. “Vale a pena ler”. Para conhecer os meandros da política e da corrupção, “A Organização”, de Malu Gaspar. “Os 11 do STF”, de Chico Otávio, para conhecer como o STF é politizado. Por fim, “Operação Banqueiro”, de Rubens Valente, que aborda a investigação sobre o Banestado pelo Ministério Público. “E não deixe de ler sobre Steve Jobs e Elon Musk”, diz Eugênio Mattar.