"Se a atuação do conselho for uma dança, ela será um tango"
Sandra Guerra apresentou tendências de governança na reunião do Nexo
Neste NexoCast de número 50, o papel dos conselhos no direcionamento da inovação foi a pauta trazida por Sandra Guerra, co-fundadora do IBGC e ex-presidente do Conselho de Administração da entidade. Na conversa, Sandra apresentou tendências para conselhos e empresas e dialogou com os integrantes do Nexo a respeito dos desafios enfrentados no momento de aceleradas transformações sociais e digitais.
Autora do bestseller “Caixa Preta da Governança”, Sandra abordou também na sua fala como o metaverso poderá impactar os negócios. “Quando transferimos as atividades para esse ambiente digital, abrem-se novas frentes e possibilidades. Temos expansão de fronteiras, experimentação de produtos e serviços de forma ampliada, oportunidades e desafios tanto para as empresas como para os conselhos, que devem se preparar para debater estratégias e riscos nesse universo novo e mutante”, avalia.
Os conselhos apontam para um novo olhar para o planejamento estratégico, com o exercício de cenarização como primeiro passo, considerando a disrupção. É a oportunidade para observar a redefinição do setor de atividade em que a empresa está e seus mercados, a partir de plataformas de criação de valor e uma ampla análise do ecossistema dos stakeholders.
O conselho traz o exterior para dentro das salas de reuniões, com novos modelos de reuniões, com conselheiros e executivos lapidando juntos novas ideias, com engajamento. “Se fosse uma dança, seria um tango, um jogo de forças, em que ninguém se agride, porém instiga e desafia, no sentido construtivo. A dinâmica que temos hoje, favorece esse tipo de atuação?”, questiona.
O NexoCast é uma produção original de Nexo Governança Corporativa, com produção técnica da Rádio União FM. O Nexo tem patrocínio de Atitus Educação, Privatto Family Office, Charneski Advogados e BrSupply Suprimentos Corporativos.