Pedro Parente, presidente do conselho da BRF, é o entrevistado do NexoCast 18. Parente, que já teve passagem por diversas secretarias, ministérios e foi presidente da Petrobrás, tem também atuação marcante na iniciativa privada, em empresas como Grupo RBS e Bunge. Acostumado a falar em concorridas coletivas de imprensa, o executivo abre sua agenda para aconselhar e dialogar com o Nexo, elogiando o grupo por seu caráter jovem e por mostrar interesse na importante pauta da governança que, segundo ele, deve ser desmistificada para que as empresas possam pensar grande.
Na conversa, Pedro Parente fala sobre governança, conselhos e como qualificar o processo decisório nas empresas. “Estruturas de governança, como um conselho, melhoram a qualidade do processo decisório das empresas, pois abrem oportunidade para o contraditório”, recomenda. Com a existência dos fóruns adequados, as empresas, especialmente familiares, qualificam os questionamentos e o diálogo acerca das decisões.
Na dica do livro, Parente recomenda três autores: Ram Charan, com o título “Boards that deliver”; Jim Collins e o já clássico “Good to Great” (em português, “Empresas feitas para vencer”) e Vicente Falconi, por seus livros do ponto de vista de gestão.
O NexoCast é uma produção original de Nexo Governança Corporativa e tem produção da Rádio União FM.